sábado, 28 de junho de 2008

"Ver é compreender"

“Cada um de nós vê as coisas de modo diferente. E essa diferença vai determinar, na prática, uma variedade significativa de modos de fazer. Uma variedade nas soluções que cada um de nós encontra para transmitir aos outros a experiência do mundo que nos rodeia.A destreza do fazer está relacionada com a qualidade do ver e os objectivos poéticos ou funcionais que se pretendem atingir.”

Rocha de Sousa
DESENHO Área: Artes Plásticas
IV Volume
Edição - Ministério da Educação, Secretário do Estado do Ensino Superior.
1980 +/-
(Também conhecido como TPU 19)





Estabeleci em mim uma procura, pela expressão por palavras duma linguagem plástica. O desenho.Como se fala do desenho? Qual o seu vocabulário? Quais os seus adjectivos para caracterizar modos de representação plástica?Aconselharam-me um livro que já não se vende, e muito difícil de o encontrar em alfarrabistas ou em feiras. Alcancei-o de uma mão, com poder de propagação, e inteligência. Mão essa professora, conhecedora das "necessidades" dos “artistas em geral”.
O livro transparece a necessidade que o autor teve em “clarificar”, através da organização dos elementos estruturais da linguagem plástica,(ex:textura,cor,valor lumínico forma,linha,ponto,movimento,ritmo etc) todos distintos mas relacionáveis,dá-nos uma definição detalhada de cada um desses elementos.Termina-se a leitura com a aprendizagem: Conseguir falar do desenho. Entender o desenho. Ver, melhor o desenho,através das palavras.

Sem comentários: